Título: Nuvens de Ketchup (exemplar cedido pela editora)
Autora: Annabel Pitcher
Tradução: Petê Rissatti
Nº de páginas: 270
Editora: Rocco
Indicado ao prêmio Edgar Allan Poe na categoria juvenil, Nuvens de ketchup é o segundo romance da inglesa Annabel Pitcher, autora do também premiado Minha irmã mora numa prateleira. A trama gira em torno da jovem Zoe, que narra, por meio de cartas enviadas a um prisioneiro condenado à morte, seu dia a dia com a família, seus envolvimentos românticos e um segredo sombrio que ela não tem coragem de contar a mais ninguém. As inúmeras dimensões dramáticas da jovem protagonista e a narrativa cativante mostram o desabrochar da juventude e percorrem temas como amor, culpa, luto, erros e acertos de forma sensível e bem-humorada.
Uma trama de mentiras, segredos e desejo. Esse é o cenário que leva a adolescente Zoe a buscar uma amizade por correspondência com Stuart Harris, um prisioneiro condenado à morte. Por meio das cartas enviadas ao criminoso, Zoe narra seu dia a dia, seus envolvimentos românticos e os desencontros que a levaram a uma noite trágica, sobre a qual não ousa comentar com mais ninguém.
Através do ponto de vista de Zoe, que traduz sua realidade por meio de um olhar adolescente, a família da garota ganha vida. Com o casamento abalado, os pais da adolescente tentam manter-se unidos apesar dos atritos. Um segredo bem guardado é o pivô de muitas discussões entre eles, e as brigas constantes dos pais afetam a relação de Zoe com as duas irmãs mais novas.
A confusão familiar é o estopim para que Zoe comece também a ter uma vida cheia de segredos, culminando no seu envolvimento em um triângulo amoroso com consequências devastadoras na vida dela. Engolida por uma avalanche de emoções, a personagem se afunda cada vez mais na teia de mentiras, ilusões e fantasias que ela mesma criou.
As inúmeras dimensões dramáticas de Zoe vão prender o leitor do início ao fim das páginas de Nuvens de Ketchup. A narrativa cativante, que expande os limites do romance juvenil, traz consigo todo o poder que a imaginação, as emoções palpitantes, o desabrochar da juventude e os erros cometidos por inexperiência dão à vida. Nos momentos mais difíceis, é importante parar e se permitir observar o sol se pôr, pintando as nuvens de vermelho, como ketchup.
DOWNLOAD (PDF)
RESENHA (EM BREVE)
Nenhum comentário :
Postar um comentário